terça-feira, 23 de novembro de 2010

ERVILHA BORBOLETA,UMA HISTÓRIA DE JARDINEIRAS...

ervilha borboleta

Há tempos descobri essa linda trapadeira em uma casa antiga de um bairro da minha cidade,pensei em um dia voltar lá para pedir sementes,mas nunca dava certo, quando pude ir a dona que era uma senhora bem idosa, já havia falecido , entristeci-me ,por ir-se desse mundo mais uma amante das flores e por não ter podido propagar a beleza daquelas flores.

Um dia passando na rua busquei por uma loja que sabia ser das sobrinhas daquela senhora e perguntei se por um feliz acaso elas não teriam alguma semente guardada. E...Surpresa!!! tinham e muitas, um vidro desses de toddy cheio,pois disseram que sempre que davam as sementes a Sra Caukeb,( esse o seu nome), as guardava na esperança de que alguém as quizessem, saí dali exultante com metade do conteúdo do vidro devidamente embalado em papel, plantei algumas ,mas nada, afinal as sementes eram velhas(5 anos),porém antes da primavera ao preparar o canteiro das roseiras pensei em jogá-las por ali porque a terra estava fofa e estercada,e" voilá", nasceram muitas, felicíssima agora as divido e dou a pessoas queridas que as queiram plantar.

Um final feliz para uma estória de amamtes de flores, e que a Sra,Calkeb receba minha gratidão em qualquer região do espaço em que ela esteja(talvez até esteja formado por lá um lindo jardim.Segue aí a ficha botânica dessa linda espécie.

Nome: Ervilha borboleta
Nome científico: Clitoria ternatea
Altura: Trepadeira, pode chegar até 3m

A Ervilha Borboleta é uma planta do tipo trepadeira da família da ervilha.

Suas flores possuem uma coloração azul muito intensa, e aparecem por toda a planta durante o ano inteiro.

Ela recebe esse nome por ser um grande atrativo para as borboletas.

As sementes são do tamanho de feijões e geralmente a germinação demora de 1 a 2 semanas.

As flores aparecem apenas 6 semanas após o plantio.

Depois de bem estabelecida no jardim, a planta tolera muito bem o sol e períodos de seca.