quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SABÃO ECOLÓGICO CASEIRO


Há uns 8 anos faço este sabão, e tem sido muito útil, pois o gasto de sabão em uma casa com quintal é muito expressivo.
Por sabê-lo eficiente, resolvi compartilhá-lo por aqui, a receita é simples, o modo de fazer também*( requer apenas *muito cuidado* no manuseio dos materiais).
Use luvas, um protetor, como o dos médicos, que proteja o nariz e a boca( para não respirar o gáz que exala da reação).
Lembrem-se que estarão trabalhando com uma reação química e isso requer cuidados.
Porque o sabão é ecológico?
Segundo meu filho que cursava saneamento ambiental, ele pode receber esse título porque esse sabão ao chegar na água dos rios, a cadeia de gordura é desnaturada, quebrada. Já o detergente industrial não quebra a cadeia química da gordura, ele engloba a gordura.
A presença do alcool no sabão é importante pois em contato com a água ele dissolve a substância que ele está carregando, no caso a gordura, em 70% no primeiro contato com a água.
Ele pode então ser chamado de ecológico, pois preserva o meio ambiente, dando condições do meio aquoso(os rios) sofrer menos com o impacto do sabão, do que sofreria com o dos detergentes.
Então vamos ao sabão:
RECEITA.
2 litros de óleo de soja(limpo)
1 litro de alcool (é preferencial que seja dos postos de combustível, pois os que são para uso doméstico contém muita água e atrapalha a fabricação do sabão).
300gramas de soda cáustica.
30 litros de água.

COMO FAZER.
Primeiro passo:
Numa panela limpa e SECA, despeje dois litros de óleo de soja( nunca usei outro tipo de óleo).
Põe a panela no fogo, para aquecer o óleo, enquanto o óleo esquenta...
Segundo passo:
Pese 300 gramas de soda cáustica.Terceiro passo:
Em uma bacia plástica, despeje primeiro 1 litro de água, e depois despeje a soda já pesada, nessa hora tome muito cuidado, mantenha a maior distancia possível dessa mistura, e mantenha a máscara ou uma camiseta amarrada no nariz para lhe proteger.
Quarto passo:
Misture suavemente com uma colher.
Saia de perto desta mistura,pois ela irá começar a reagir e exalar forte gáz e calor.

*Lembre-se de guardar o alcool que usará para fazer o sabão, em local afastado desses procedimentos , por causa do perigo que representam.
Enquanto isto está acontecendo, o óleo esquentando e a soda dissolvendo, prepare o vasilhame em que fará o sabão.
*Voce fabricará 34 litros de sabão, portanto precisará de um latão desses para lixo, com tampa.
Eu uso este, pois depois de feito o sabão, fica armazenado para eu usar quando e quanto quizer.

Depois de uns 5 minutos em média, em que o óleo está esquentando e a soda já dissolveu , (verifique com a colher se não há cristais no fundo, se os houver,misture com a colher mais um pouco e afaste-se).

Estando tudo certo, começe a misturar os ingredientes.

Primeiro despeje o alcool.
Em seguida , segure a panela com o óleo quente, com proteçaõ de pegadores, com firmeza, e vá despejandoo óleo quente em cima do álcool, *mantenha o corpo o mais afastado que puder do latão.Por fim despeje a soda.
Pegue-a com panos também pois ao reagir com a água ela fica muito quente!Agora com um cabo de vassoura, começe a misturar. O cabo de vassoura é bom, pois permite que voce se distancie da reação.No início ela será líquida assim:
Depois se transformará em uma espuma efervecente, assim:Estará no ponto de parar de misturar(uns tres minutos de trabalho mais ou menos), quando estiver assim, com essa textura de mingau:Dai é só despejar a água, eu uso a mangueira diretamente no latão, pois tenho já a medida de onde devo para de encher.
Na primeira vez é claro terão de medir todos os 30 litros de água e definir um marcador para o seu latão.
Esta é a cor e a transparência esperada para o sabão:Agora é só tampar e usar quando precisar.
Evite usá-lo na mesma hora em que termina a fabricação pois a soda ainda estará muito ativa, portanto muito forte e poderá ressecar as mãos.Este sabão é o mais versátil possível, com ele lavo o chão, o carro, os banheiros, a louça, as paredes, a cachorra, ele não estraga nenhum material,não resseca a pele(só no dia em que é feito) tem um agradável cheirinho de limpeza,( se quizer pode aromátizá-lo com aromatizantes disponíveis nas lojas com produtos para perfumes e velas).
E o melhor de tudo é um produto que ao ajudar voce , não prejudica o meio ambiente!
E isso é sempre muito bom, poder contribuir um pouquinho para a despoluição dos rios.
Como é o propósito desse blog , evoluimos quando pensamos em tudo que está ao nosso redor e no impacto que causamos a esse mundo!