terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COMPOSTAGEM CASEIRA COM MULTI PROCESSADOR




Bom dia atodos!
Resolvi ouvir minha tia Cida,:- Se nós produzíssemos dinheiro como produzimos lixo, seríamos bilionários!
Se voce for comprar um saco de 5 kg de terrra vegetal vai ver como isso é verdade, então resolvi produzir minha terra vegetal , de graça, diminuindo os problemas dos aterros sanitários, dando uma super dieta para minhas amigas minhocas e tendo como retorno do meu investimento de tempo, terra vegetal de primeira.
Ela é riquíssima em sais minerais, e todo tipo de micro e macro nutriente que minhas amadas plantinhas necessitam, para enfeitar cada vez mais meu jardim e o dos herdeiras de mudas e sementes.

Para dar uma ajuda a natureza ao inves de colocar cascas inteiras, aumentando o tempo de transformação do composto, ou de picá-lo calmamente todas as vezes que utilizar vegetais,(não ando temdo tempo sequer de picar calmamente os vegetais na parte em que os consumo), então ajudando a mamãe natureza, criei uma tecnica nova, prática, rápida e fácil de limpar.
Vamos lá no passo a passo:
1°- Começo pela manhá ,já guardando o filtro Mellita com o pó,
2° Tudo que descasco de fruta ou verdura vou guardando numa vazilha,
3°Quando vejo que deu uma boa quantidade, coloco no multi processador, inclusive o coador de papel junto com o pó, e trituro tudo,

4°Numa caixinha, dessas de uva, previamente forrada de joranal(para absorver o chorumem) "caldo da fermentação", tipo um caderno inteiro do jornal para ficar bem espessa a camada de jornal.
5°Ponho um pouco de terra ( eu moro em casa , quem mora em apto,vai ter que conseguir um balde de terra das proximidades, se junto forem umas minhoquinhas, então será perfeito!)
6°Daí vai se fazendo camada por camada, de triturado de processador e terra,
7° Por fim, sempre cubro com jornal, pois ainda não tenho aquela pilha de caixas , como a gente vê as pessoas usarem para fazer a composteira.
( Espero que agora no natal consiga algumas caixinhas de uva por aí para fazer um bom gaveteiro de compostagem
*Se possível coloque na moagem um pedaço de carvão , pois ela traz enormes beneficios para o desenvolvimento das raizes e estrutura das plantas.
8°Quando encher(ainda não enchi o meu), mantenha o jornal por cima e encaixe a próxima caixinha , forre de jornal e recomeçe.
* Se empilharem 5 caixinhas , sempre colocando a que acabou de encher por baixo de todas, quando ela voltar a ser a primeira de cima, seu composto já estará no ponto de uso!
Bom proveito!
Evoluir inclui todo tipo de prática eco sustentável.