sábado, 12 de março de 2011

LAZANHA DE MASSA CASEIRA



Então dias atráz resolvi fazer eu mesma a massa da lazanha, procurei no nosso amado amigo google, encontrei fiz e o resultado não podia ser melhor, facil de fazer( mas não muito facil de abrir manualmente), e deliciosa de saborear.
A massa fica saborosa macia e absorve bem todo o molho, portanto após assada fica tudo impregnado de sabores.
Vai aí a receita:

Para cada 100gramas de farinha de trigo 1 ovo.
PRONTO!!!!É SÓ ISSO!!!!!

Essas 100gr são o suficiente para uma pessoa.
Amasse bem, até igualar a textura, deixa a massa descansar enrolada em filme plástico na geladeira por uma meia hora, o tempo em que estará fazendo os molhos.

*** a fleishmam, agora tem uma farinha de trigo grano duro, o que para massa é melhor***

O molho vermelho fiz com tomates picados em cubo para dar uma textura legal, azeite, alho cebola e sal, apenas no finalzinho coloquei um raminho de basílico(mangericão).
Para o molho branco refoguei cebola na manteiga de leite, coloquei o leite, raspei a noz moscada, quando ferveu engrossei com maizena.Nessa lazanha da foto usei carne moída, mas amanhã, farei para um almoço em família, uma em que o creme de espinafre substituirá a carne,

O creme de espinafre eu faço assim:
Ponha agua para ferver, enquanto isso retire as folhas dos talos, ao ferver a água jogue as folhas na água quente e apague o fogo, logo elas murcham , voce escorre e coloca numa tábua para picar, corta em todos os sentidos.Na panela ponha manteiga de leite, pouca celola ralada ou picadinha, deixe fritar pouco , despeje as folhas, tempere apenas com sal e pimenta do reino, engrosse com leite e maizena ou farinha de trigo. Esse creme também pode ser usado em panquecas, fica supremo!

COLOQUE UMA PANELA LARGA COM ÁGUA PARA FERVER, SERÁ AÍ QUE COZINHARÀ(*RAPIDAMENTE*) A MASSA. Ponha sal nessa água.

RECADINHO GOURMET
***Nunca refogue muito o alho ou a cebola, pois ao deixá-los fritinhos ou torradinhos , eles perdem todos os sabores , pois seus aromas e sabores são fruto de uma combinação de óleos essencias muito delicados, que voce fará evaporar se os torrar.

Quando os molhos estiverem prontos , abra a massa (essa a parte trabalhosa), mas não impossível, quando ela esticar bem sob a ação do rolo ela estará fina e elástica, hora de cortar, com faca ou carretilha para massas, corte com mais ou menos tres dedos de largura.
Jogue as tiras, umas 5 de cada vez, na água fervendo , quando elas subirem a flor dágua estarão suficientemente cozidas para a lazanha(* Se for fazer macarrão, devem cozinhar mais).
Agora é só montar as camadas, molho vermelho, massa, molho branco, ora carne ou creme de espinafre, ora queijo prato ou mussarela,( se o creme for o escolhido sugiro que use ricota, é abosolutamente perfeito e leve), Vai repetindo até completar o pirex, a última no meu caso foi de molho branco e queijo prato, leve ao forno médio, quando enfiar um palitinho e sentir que está macio,portanto cozido, aumente o fogo, se for forno elétrico ligue a parte de cima para dourar a lazanha.
Pronto!! é só sentar e saborear!!!

BOM APETITE!!!!!