quarta-feira, 15 de junho de 2011

COMO CULTIVAR VIOLETAS AFRICANAS

Nossa conhecida Violeta Africana, chama-se na verdade Saintpaulia.
Sempre as compramos em vasinhos plásticos e pequenos, em casa chegam floridos e nunca entendemos porque logo morrem ou apenas permanecem as folhas, mirradas,sem brilho, flores nunca mais, daí vamos a floricultura e dizem que devemos comprar hormônio adequado , compramos e colocamos, resultado? Morte mais rápida!
Há uns 15 anos ouvi de uma exímia cultivadora de violetas, que elas gostavam mesmo era de xaxim, lugares úmidos e até de um solzinho.
Esta informação ficou comigo guardada, mas nunca usei, talvez porque no auge do meu jardim todas as plantas eram portentosas e me tomavam muitos cuidados, não sobrava espaço para plantas em vasos.
Há uns 6 meses depois de ver uma violeta que ganhei ir morrendo devagar, me lembrei daquele conselho, coloquei-a em um xaxim , ainda dos verdadeiros, (os de fibra de coco são péssimos).
Enfim ela está lá há 6 meses, desenvolveu-se magnificamente, e há 4 meses não fica sem flores, não tem segredos de rega, como é o maior mito das violetas, tomam chuva, sol, nada as abala,estão cada dia se desenvolvendo mais.
Lembram do filme, AMISTAD? Em que um personagem havia trazido uma violeta da Africa e disse que brotavam próximas aos troncos das árvores e viviam sob sua sombra rala? Fala ainda de seu perfume delicado, mas as de hoje de tanto sofrerem a intervenção humana perderam o cheiro, mas não perderam a essência! Então que tal tentar "naturalizar" mais suas plantas e deixar que elas sigam seu ritmo natural, sem tantas intervenções?
Isso é evolução!!!Intervir menos, observar mais o ritmo natural de tudo que nos rodeia!

Um comentário: