
Bom dia atodos!
Resolvi ouvir minha tia Cida,:- Se nós produzíssemos dinheiro como produzimos lixo, seríamos bilionários!
Se voce for comprar um saco de 5 kg de terrra vegetal vai ver como isso é verdade, então resolvi produzir minha terra vegetal , de graça, diminuindo os problemas dos aterros sanitários, dando uma super dieta para minhas amigas minhocas e tendo como retorno do meu investimento de tempo, terra vegetal de primeira.
Ela é riquíssima em sais minerais, e todo tipo de micro e macro nutriente que minhas amadas plantinhas necessitam, para enfeitar cada vez mais meu jardim e o dos herdeiras de mudas e sementes.
Para dar uma ajuda a natureza ao inves de colocar cascas inteiras, aumentando o tempo de transformação do composto, ou de picá-lo calmamente todas as vezes que utilizar vegetais,(não ando temdo tempo sequer de picar calmamente os vegetais na parte em que os consumo), então ajudando a mamãe natureza, criei uma tecnica nova, prática, rápida e fácil de limpar.
Vamos lá no passo a passo:
1°- Começo pela manhá ,já guardando o filtro Mellita com o pó,
2° Tudo que descasco de fruta ou verdura vou guardando numa vazilha,
3°Quando vejo que deu uma boa quantidade, coloco no multi processador, inclusive o coador de papel junto com o pó, e trituro tudo,

4°Numa caixinha, dessas de uva, previamente forrada de joranal(para absorver o chorumem) "caldo da fermentação", tipo um caderno inteiro do jornal para ficar bem espessa a camada de jornal.

5°Ponho um pouco de terra ( eu moro em casa , quem mora em apto,vai ter que conseguir um balde de terra das proximidades, se junto forem umas minhoquinhas, então será perfeito!)

6°Daí vai se fazendo camada por camada, de triturado de processador e terra,

7° Por fim, sempre cubro com jornal, pois ainda não tenho aquela pilha de caixas , como a gente vê as pessoas usarem para fazer a composteira.

( Espero que agora no natal consiga algumas caixinhas de uva por aí para fazer um bom gaveteiro de compostagem
*Se possível coloque na moagem um pedaço de carvão , pois ela traz enormes beneficios para o desenvolvimento das raizes e estrutura das plantas.
8°Quando encher(ainda não enchi o meu), mantenha o jornal por cima e encaixe a próxima caixinha , forre de jornal e recomeçe.
* Se empilharem 5 caixinhas , sempre colocando a que acabou de encher por baixo de todas, quando ela voltar a ser a primeira de cima, seu composto já estará no ponto de uso!
Bom proveito!
Evoluir inclui todo tipo de prática eco sustentável.
Que interessante esta forma de compostagem, Cláudia!
ResponderExcluirAqui em Inglaterra põe-se tudo num monte no exterior ou dentro dum grande balde de plástico, incorpora-se ar de três em três meses e deixa-se a natureza fazer o resto... Mas a sua técnica parece bem mais rápida e eficaz!
Irmã querida, pipinha sou eu né. Estou amando o seu blog, e tem um amigo do Jose Gabriel que também vai entrar e lhe mandar umas idéias. Beijos
ResponderExcluir